Pular para o conteúdo

Brasil faz alerta internacional contra a febre amarela

Mapa da febre amarela no BrasilSe nessas férias você pretende viajar para os estados das regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão e Minas Gerais ou para o oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Piauí, além do sul da Bahia e Espírito Santo, procure um posto de vacinação e proteja-se. (em vermelho as áreas em alerta)

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde existam os mosquitos que picam uma pessoa infectada e em seguida picam outra que ainda não teve a doença, portanto não adquiriu defesas naturais.

Confira abaixo matéria resumida do O Globo Online sobre o assunto.

Evandro Éboli, Carolina Brígido e Chico Otávio – O Globo

RIO e BRASÍLIA – Após a confirmação da segunda morte por febre amarela em menos de uma semana, o governo decidiu fazer um alerta internacional para que os turistas estrangeiros tomem a vacina contra a doença antes de vir ao Brasil. Os ministérios do Turismo e das Relações Exteriores farão o alerta. O Itamaraty vai avisar embaixadas e representações de organismos internacionais sobre o quadro da doença e pedir que os diplomatas e funcionários se vacinem. (Tem dúvidas sobre a doença?)

Em nota divulgada na terça-feira, o Ministério do Turismo avisou que tomará uma série de providências para garantir a segurança de quem visita o país. Entre as medidas estão enviar comunicados às agências que operam no país e aos escritórios brasileiros de turismos para orientar brasileiros e estrangeiros a se vacinar dez dias antes de viagens a locais de risco. Além disso, serão distribuídos folhetos de esclarecimento aos turistas estrangeiros e brasileiros, em aeroportos, estações rodoviárias e outros locais de acesso de turistas.

Na segunda-feira, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação de vacinação contra a febre amarela no Brasil. A Vigilância Sanitária pediu que se vacinem moradores de todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão e Minas Gerais, onde já foi confirmado o primeiro caso de suspeita de febre amarela . Também deve se prevenir quem mora ou vai viajar para o oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Piauí, além do sul da Bahia e Espírito Santo.

Segundo o órgão, essas áreas são consideradas de risco e pessoas que as visitam devem tomar a vacina. Não podem se vacinar crianças com menos de seis meses, pessoas com o sistema imunológico comprometido, que estejam passando por radioterapia ou que sejam alérgicas a ovo. Grávidas devem ser analisadas caso a caso.

Os estados de Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso estão convocando a população para ser vacinada contra a febre amarela. A medida já havia sido adotada em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. Em São Paulo, o medo da febre amarela lotou o posto de vacinação em Cumbica. Nos últimos dias, o movimento em todos os postos de saúde paulistas aumentou.

Secretário diz que há estoques suficientes

O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, garantiu que há estoques suficientes para todas as pessoas que precisarem da vacina. Segundo ele, o Brasil vacina mensalmente 1,4 milhão de pessoas contra a febre amarela, sendo que a produção mensal é de 2,4 milhões de vacinas.

O ministério afirma ter um estoque estratégico para a crise, distribuído em Minas (400 mil), Amazonas (300 mil) e Paraná (300 mil). Desse total, 300 mil já foram remanejados para o Centro-Oeste, área onde a doença começou a se manifestar.

Desde 1942 não há caso de febre amarela urbana no Brasil. De acordo com dados dos últimos 12 anos apresentados pelo Ministério da Saúde, foram notificados no período 349 casos, que levaram à morte de 161 pessoas.

A febre amarela é provocada por um vírus e ocorre em dois ciclos. Nas matas, o macaco infectado transmite a doença para o mosquito hemagogos, que pode contaminar o homem. O risco maior de contaminação ocorre se a pessoa infectada chegar às cidades e ser picada pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue que também pode espalhar a febre amarela.

29 comentários em “Brasil faz alerta internacional contra a febre amarela”

  1. Olá Ana Karla,

    Veja… vc está grávida então NÃO pode de jeito nenhum tomar a vacina contra Febre Amarela. Mas não se preocupe, segundo o Ministério da Saúde, no estado da Bahia não há incidência da doença. Ainda mais no litoral.

    Mas se ainda assim vc ficar insegura, apele para velho e bom repelente, que irá afastar qualquer inseto inconveniente. Mas consulte seu médico para saber se pode, por causa do bebê.

    Boa viagem, aproveite bem suas férias e lembre-se de experimentar os sabores da região, comprar artesanato local e valorizar os produtos e serviços da comunidade.

    Abs
    Lyanne & Marcelo

  2. Bom Dia! Sou do Rio de Janeiro/RJ e estávamos programando uma viagem no carnaval para a cidade de Santos Dumont/MG, que fica a 200 km do RJ. Porém, tenho um amigo que em função de fazer uso de corticóides e sua baixa imunidade, não pode tomar a vacina contra a febre amarela, motivo que o fez desistir da viagem. Ele corre algum risco? grato

  3. Oi Alexandre,

    Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais é uma região de risco e, se seu amigo está com baixa imunidade e desistiu da viagem, ele está certo. Nunca vale a pena colocar a VIDA em risco por causa de uma diversão (e isso vale para os outros riscos também como Aids, por exemplo – já que estamos no assunto carnaval – hehe).

    E para você e os outros amigos estão ok e já foram vacinados, bora lá cair na folia! Santos Dumont é um lugar encantador, separe um dia pra conhecer mais sobre a região.

    Boa viagem pra vc e sua galera. E diga para seu amigo que vai ficar, para que não fique triste por não ir, afinal de contas, vcs moram no Rio 😉

  4. Olá,
    eu sou portuguesa e estou indo em Fevereiro com meus dois filhos (2 e 5 anos) para a Bahia- Guarajuba. Será que devo vaciná-los? A mais nova está a recuperar de uma gripe, embora sem febre.

    Obrigada,

  5. Olá Helena,

    Que bom que planeja vir ao Brasil com sua família.

    Se o destino escolhido fosse um com incidência da Febre, a vacina deveria ser aplicada com 10 dias antes da viagem para que tenha efeito. E seria bom esperar que sua pequena filha se recupere totalmente da gripe. A vacina pode causar reações para pessoas com baixa imunidade.

    Como o destino é Guarajuba – litoral da Bahia (também escolhido pela Ana Karla – no comentário acima), o Ministério da Saúde diz que não há incidência da Febre Amarela por lá.

    Consulte sua agência de viagem ou o consulado Brasileiro ai em Portugal se quiser ficar mais tranqüila com relação a isso.

    Boa viagem, aproveite bastante suas férias e lembre-se de experimentar os sabores da região, comprar artesanato produzido pela comunidade local e preferir os produtos e serviços dos nativos.

    Abs
    Lyanne & Marcelo

  6. Bom dia …

    Moro no Rio de Janeiro, e gostaria de passar o Carnaval em uma cidade de Minas Geras que se chama Mantena. Mantena fica proximo do Espirito santo.
    Eu nao consegui tomar a vacina , gostaria de saber se tem algum problema ir sem tomar a vacina?.

  7. Olá Roselene,

    Bom… se fosse com a gente, nossa opção seria ficarmos no Rio mesmo. Você vai para uma área de risco, não tomou a vacina com a antecedência necessária, logo… as chances de você ser contaminada são bem altas, não acha?

    Por este ano, curta o Rio, economize o dinheiro dessa viagem para uma próxima, em breve e fora de temporada. Assim você evita encontrar uma cidade lotada de gente e pode conhecer melhor os atrativos, a cultura, os sabores e encantos do lugar escolhido.

    abs
    Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

  8. Olá Andréa! obrigada pela participação.

    Como temos ainda um mês pela frente, sugiro que vc acompanhe o noticiário e questione o hotel ou pousada onde vai se hospedar (eles informarão se há necessidade real de vacina).

    Mas, para sanar suas dúvidas informações precisas, consulte o site do Ministério da Saúde
    http://portal.saude.gov.br/saude/

    já que São Paulo, sendo uma metrópole, já não tem mais “características regionais”, aproveite a quantidade e variedade de museus e casas de cultura para descobrir coisas novas.

    Abs

    Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

  9. Olá Luis,

    Veja, como é sabido pelos jornais, não é aconselhável tomar a vacina quando se está com gripe ou com a resistência baixa. Recomendo que vc consulte seu médico ou passe em um posto de saúde perto de sua casa. Eles com certeza vão te orientar sobre o assunto.

    Abs

    Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

  10. Olá!
    Moro em Campos dos Goytacazes/RJ e estou pretendendo viajar, na Semana Santa, para a região serrana do Rio de Janeiro (Lumiar, perto de Nova Friburgo), portanto gostaria de saber se é preciso tomar a vacina contra a febre amarela.
    Grata,
    Mara

  11. Oi Mara.

    Bom… faz algum tempo que os jornais não noticiam novos casos da febre, mas acho melhor vc consultar o site do Ministério da Saúde ou buscar informações no posto de saúde mais perto da sua casa.

    Obrigada pela participação.

    Abs
    Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

  12. GOSTARIA DE SABER,SE É VERDADE O QUE UM AMIGO
    QUE MORA NA ESPANHA ME FALOU,QUE PRA QUEM VEM DA
    EUROPA TOMA A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA, MAS]MINHA DUVIDA É,DURA 20 ANOS,LA NA EUROPA EU ACHEI
    ESTRANHO ISSO,POIS TANTOS ANOS DE DURAÇÃO,AGUARDO
    RESPOSTA,DESDE JA OBRIGADA..

  13. Estou indo para Rondonopolis esta semana e gostaria de saber se precisa tomar a vacina contra a febre amarela. Eu tomei uma dose em 2001 mas minhas filhas nunca tomaram. Grata. Marília.

  14. Olá Marilia,

    Já não se fala mais na epidemia de Febre Amarela, mas sempre é melhor prevenir.
    A vacina tem validade por 10 anos, então a sua ainda vale. Não sabemos sobre as restrições de idade para a vacina então, recomendamos que voccê entre no site do Ministério da Saúde ( http://www.saude.gov.br ) ou se informe no Posto de Saúde do seu bairro.

    Abs

  15. vou viajar para a cidade de marilena proximo a mato grosso gostaria de saber a incidencia de febre amarela na cidade ja que a viagem foi decidida repentinamente e não tomamos a vacina.
    obrigada

  16. QUERO SABER SE A CIDADE DE MARÍLIA – SP, ESTÁ EM RISCO DA FEBRE AMARELA. POIS, MINHA NORA E MINHA NETINHA ESTÃO PASSANDO UNS DIAS LÁ. MINHA NORA ESTÁ GRÁVIDA DE “5 MESES” E MINHA NETINHA ESTÁ COMPLETANDO NESTE PRÓXIMO MES 4 ANOS. HÁ ALGUM RISCO PARA ELAS?

  17. estou ndo pra angola com minha familia minha filha tem 5 meses tem alguma contra indicação em tomar a vacina da febre amarela
    obrigado

  18. Há quinze dias atrás tomei vacina para a gripe (a alemã). Não me deu reação. Hoje, dia 13/05/09, pela manhã, tomei vacina contra febre amarela. Está certo? teria que observar um intervalo maior? Uma não anulará a outra? Solicito resposta o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *