Da pickup furgão ao Motorhome: Nossas invenções para viajar de forma mais independente

Viver uma vida de viajante sempre foi nosso sonho e, para atingir esse objetivo, já inventamos muita moda com os carros:

Primeiro tivemos um ford courrier furgão projetado “artesanalmente” para dormirmos dentro dele. Engradados acomodavam nossas roupas e equipamentos e tábuas de mdf serviam de tampa e “chão” para nossos isolantes térmicos e sacos de dormir.

Claro que conseguimos fazer isso na primeira noite e SÓ! Porque com a falta de ventilação e a superfície dura da cama que adaptamos, definitivamente, não dava pra encarar. Mas… isso não foi realmente um grande problema, já que durante o Projeto Turismo Responsável sempre tínhamos apoio de hotéis e pousadas.

Na Serra da Graciosa, em Morretes PR

Fizemos um “up grade” para uma kombi 2006 flex que passou dois meses numa oficina especializada para se transformar na famosa KombiHome Alice – que ia rodar pelo país das maravilhas… o nosso Brasil. Disse famosa, porque rendeu matérias na Globo, SbtFolha de SPEstadãoPortal Terra e outras mídias.

Confira nesse vídeo a transformação de kombi para kombihome

E quando já estávamos na estrada, no início da nossa expedição, descobrimos que estávamos grávidos! Paramos tudo, voltamos pra casa e nos preparamos para a chegada da nossa maior alegria: Nosso filho.

Durante o tempo de “resguardo” aproveitamos para planejar novas formas, mais confortáveis, para viver uma vida de viajante… agora em família.

Experimentamos por algum tempo, um trailer Turiscar Rubi 2 eixos. Com ele fizemos algumas viagens pelo Brasil, mas…   como nosso estilo é viajar bastante e ficar pouco tempo parado, a verdade é que achamos meio perigoso ficar rodando tanto por aí de Trailer, já que na nossa opinião ele não nos daria tanta segurança nas estradas como um Motorhome – ainda mais levando-se em conta as condições das estradas por esses interiores do nosso Brasil…    achamos que ele não seria tão ágil para algumas manobras repentinas ou emergenciais que, às vezes, quando menos esperamos, são necessárias para desviarmos de animais, buracos/crateras, e até outros carros com motoristas endoidados.

Então…   como viajamos em família e a segurança pra nós sempre tem a voz mais alta que tudo…    lá fomos nós pesquisar esse Brasil pra achar um Motorhome que fosse o nosso estilo….

E eis que…  encontramos o bichão!   Um Larturist Tahiti T400  montado em 1999 sobre uma F4000 –  batizado carinhosamente de Bartolomeu – tornou-se nosso fiel parceiro de viagens.

Depois de alguns meses fazendo os primeiros ajustes e adaptações da parte funcional da “casa”; como caixas d’agua maiores, energia fornecidas por painéis solares e outros tantos detalhes técnicos, estamos prontos para experimentar esse novo viajar independente, fazendo tudo ao nosso tempo e escolhendo belas paisagens como “quintal de casa” a cada nova parada.

Eis Bartô…

E nós na estrada, (puxando o corsinha)    🙂

Bem…    o Bartô nos proporcionou uma grande realização…   que era ter um Motorhome de verdade, e poder viajar sem se preocupar com infra-estrutura de campings, energia elétrica, abastecimento constante de água…   etc…     Isso foi realmente uma conquista pra nós.

Mas tinha uma coisa que nos incomodava nele…       essa pintura com essas faixas esquisitas…

Quer saber? Em 2014 demos um banho de visual nele, e ele ficou com uma cara mais nosso estilo…   tipo expedição mesmo…   hehe…

Aí está o Bartolomeu de roupa nova. Lindão!

Aí está o Bartolomeu de roupa nova. Lindão!

Bom, e agora?
Como estamos?  Como vamos?

Neste momento estamos em busca da realização de mais uma etapa do nosso sonho, que é ter um Motorhome ZERO km !   hehehe

E…   para isso…    precisamos de uma nova Família Viajante que se identifique com o Bartô e queira rodar por aí com ele.

Fizemos um anúncio BEEEEEEEM completo dele aqui, para que quem estiver interessado possa ver todos os detalhes mesmo de longe. Se quiser ver, o link é este abaixo:
[ Motorhome Larturist Tahiti à Venda ]

_________________________________

Para saber um pouco mais de nós, visite as páginas:

26 comentários em “Da pickup furgão ao Motorhome: Nossas invenções para viajar de forma mais independente”

  1. Viviane Fialho Gonçalves

    Ola, Adorei ler as aventuras relatadas por vcs! Amo viajar, e neste final de ano, gostaria de realizar um sonho do Meu Pai : viajar con um motorhome, mas esta uma dificuldade alugar um aqui por Sao Paulo . Vcs tem alguem para indicar? Estava pensando num furgao para 4 pessoas. Desde ja agradeco! Adorei a historia da Alice! Quanto custa para transformar uma kombi?

    Abracos
    Viviane

    1. Oi Elen,
      Nós já tivemos uma Kombi… a ALICE, que precisamos vender quando o filhote nasceu. Vendemos para um casal que rodou o Brasil com ela. Agora eles estão com uma nova Kombi, chamada Alice II, e agora eles estão rodando o mundo 🙂

      Agora… dependendo das suas expectativas de conforto e tudo mais… até um fusca pode levar todo mundo pra rodar 😉

  2. Parabens! Este sonho de voces também é compartilhado conosco, minha mulher e eu. Temos dois filhos e adoramos viajar. Estamos na fase da barraca. Tenho um Caminhão 1942, e estou ajustando uma capota de fibra para viagens, e já está quase terminada. Mas pelo fato de sermos uma família de 4 pessoas, estamos querendo comprar um MH. Seus sonhos ajudam a alimentar nossas esperanças de chegarmos a grandes viagens. PARABENS. Rubens e cia.

  3. Adoramos uma kombi, também! Realizamos diversas viagens pelo Brasil. A primeira viagem internacional nossa foi de Juiz de Fora (MG) a Machu Picchu(PERU). Planejamos Usuhaia. Acesse aventurasnakombi.com.br
    Parabéns e boas viagens! Abraços. Guedes.

    1. Oi Euclides,

      Segurança e estabilidade para dirigir.
      Essas duas palavras são as maiores desvantagens do Trailer.

      Tivemos algumas situações na estrada (desvio rápido de objetos, animais e buracos na pista) que nos deram grandes sustos, pois o trailer se comporta como um pêndulo numa manobra de reflexo dessas, colocando em risco a nós e a terceiros.

      O MH é sem dúvida mais seguro quanto a isso. A grande desvantagem é que se vc quer passear pela cidade que foi visitar, tem que levar a “casa” junto 😉

      abs

  4. Caros autores,
    Parabéns!! Que maravilha é sonhar, e que maravilhoso é VIVER este sonho. Fico muito contente por vocês. Realizei alguns sonhos em minha vida (profissionais, familiares, viagens e vivência no exterior), por isso compartilho de sua felicidade. Durante toda a infância, minha mãe levou os 3 filhos para acampar (herança da família dela). Depois de adultos, nunca mais fomos. Já há algum tempo que voltei a sonhar com um MH e uma vida na estrada. Por onde posso começar? Como conheço um pouco mais dos motorhomes, onde comprar, ou alugar?
    Mostrem-me, por favor, o início do “caminho das pedras”…
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho de divulgação e motivação!

    1. Olá Rui,

      Desculpe a demora em responder…
      Alugar MotorHomes aqui no Brasil não é nada comum… mais fácil é alugar um Trailer, que normalmente a empresa que aluga é a mesma que leva o trailer até o camping desejado (e cobra bem por isso). Daí vc perde a experiência da “estrada” e da autonomia na viagem.
      Vai ter que fazer a sua primeira viagem já no seu MH msmo.
      Para pesquisar, conhecer e conversar sobre MH vc pode começar pelos sites das montadoras (motor trailers, só trailers, itu trailers, victórias motorhomes (essa á uma das melhores))
      Tem um site de vendas que chama http://www.motorhomes.net.br – lá, além de conhecer alguns modelos, vc tem o site e telefone das várias montadoras e revendedoras.
      Elas estão mais concentradas do sudeste (Itú/SP) e sul do país (Curitiba/PR, Joinville e Florianópolis/SC) onde é mais comum ver MH circulando nas estradas. Maioria de estrangeiros, é verdade, mas tbém vemos alguns brasileiros com nós 🙂

      Estrutura para esse tipo de turismo é pouca ou nenhuma. Na maioria das vezes camping ou postos rodoviários, aqueles preferidos dos caminhoneiros – que são mais seguros.

      Estamos torcendo pela sua empreitada. abs e qqr dúvida pode retornar aqui 🙂

  5. Top simplesmente Top, eu assisti todos os seus vídeos sobre o Bartolomeu e suas viagens, ainda chego lá e vou ter um Bartolomeu pra mim kkk

    Espero que esteja no roteiro de vocês a minha querida Foz do Iguaçu/PR, com um bom camping, anexo ao acesso das Cataratas do Iguaçu, aproveitar e conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu,Paraguai e Argentina, quando vier quero ter a honra de conhecer vocês, aquele abraço

    Luiz Henrique Assini
    Face: https://www.facebook.com/luizhenrique.assini
    email: luizloved@gmail.com

  6. Olá, estou pensando em montar outra (Alice), caso não houver ciumes da vossa parte, kkkk, gostaria de projetá-la nos mesmos moldes, você, se não for incomodo, poderia remeter o projeto com fotos para meu e-mail? Desde já agradeço. Edison

  7. Ola! Aonde voces fizeram a montagem da kombi!? Faz tempo que temps o projeto, maia as opcoes q temps Para montagem, estao muito caras! A kombi de voces, ficou muito proximo do que queremos! Se puderem, POR favor nos ajudem com dicas e ideias. Obrigado e parabens!

  8. Boa tarde!

    Ando lendo aqui há alguns dias já e estou querendo um motor home em um furgão. Poderiam me dizer em que oficina foi transformada a kombi? Ou se conhecem algum outro lugar para poder fazer isso.

    Grata desde já.

  9. Alessandro Procopio

    Olá. Obrigado por reacender meu sonho de adquirir um motor home. Hoje faço minhas viagens, junto de minha esposa de moto, uma Vstrom 650 batizada de Raio de Sol, onde ja conheci varios lugares, paisagens e amigos. De moto tambem é uma aventura sem igual, mas dependo muito de hospedagem nos estados onde visito, elevando assim o custo e influenciando o tempo que poderia aproveitar o local. Fiquei muito impressionado com o Bartolomeu e gostaria de saber o valor que esta pedindo.

  10. boa tarde,
    muito legal essa sua forma de viajar e conhecer lugares novos.
    estou interessado em montar um home numa kombi. fazer exatamente o que vc já fez.
    por acaso teria um projeto e/ou fotos do interior da alice para compartilhar?
    muito obrigado em responder.
    Wellington

  11. Eu, minha esposa e nossos dois filhos estamos trabalhando e juntando grana para no final do verão realizar nosso sonho e termos um motorhome e dar a volta ao mundo. Vimos que procuram pessoas para comprar o de vocês. Gostaríamos de saber se já venderam e o valor. Moramos atualmente na Ilha da magia, Florianópolis. E estamos dando duro neste verão para que no inverno possamos embarcar nesta viagem. 49 98340226. Ficariamos grátis em ter pelo menos uma resposta de vocês. E a propósito parabéns pela força, coragem e dedicação ❤ Namaste ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *