Pular para o conteúdo

De volta à estrada

Bom, todos já sabem que Viajante Consciente é um casal, mas o que vocês não sabem é que temos um “terceiro” membro nessa família: o carro.

Não é um carro comum de passeio, nem um daqueles jipes clássicos do sonho de todo aventureiro. Aos olhos de algum desavisado, nosso carro pode ser confundido (e sempre é) com um mero carro de entregas. Afinal, para que outra finalidade serviria um furgão Ford Courier branco?

Esse carro foi escolhido a dedo por um único motivo: o tamanho da caçamba. Mas vamos voltar um pouquinho na história, pra poder explicar melhor.

Bom, nosso objetivo é, e sempre foi, viajar por esse mundão de meu deus e mostrar com nossas imagens e textos os atrativos turísticos de cada lugar, dar dicas de hospedagens e serviços – valorizando os que se preocupam com o meio ambiente e com a sustentabilidade de sua região, e indicar agências de aventura que sejam responsáveis.

Pretendíamos realizar isso com o Projeto Turismo Responsável e a idéia era de termos um motor-home para ser nossa casa e escritório. Como não iamos esperar aparecer um patrocinador (e olha que procuramos muito), para iniciarmos a viagem, tínhamos que arrumar um veículo que coubesse no nosso bolso e que nós coubéssemos nele.

Assim surgiu o nosso Motor-kitnet-home.

Roupas, equipamentos eletrônicos, a bateria que armazena energia solar para os equipamentos, alimentos e nós. Tudo isso tinha que caber na caçamba.

Sim, nós na caçamba. Para os momentos em que o lugar escolhido fosse desprovido de qualquer infra-estrutura.

Com pouco dinheiro para investir em adaptações no carro e com muita vontade de realizar, combinamos criatividade com engradados de plástico, mdf e espírito de aventura.

Motor-kitnet-home do Viajante Consciente

Os engradados de plástico ficam arrumados em toda extensão do chão da caçamba e servem para guardar as mochilas com roupas, os alimentos, os materiais de trabalho e a bateria (já explico sobre ela).

Sobre os engradados, cobrimos com placas de mdf e pronto; temos uma superfície lisa para colocarmos os sacos de dormir.

Isso mesmo. Dormir no carro.

Na época do Projeto Turismo Responsável, onde o carro estava todo envelopado de forma promocional, não houve a oportunidade de esperimentarmos o Motor-kitnet-home para dormir, mas já deu pra comprovar que para o resto (toda a tralha que carregamos), foi uma boa escolha.

Sobre a tal bateria que levamos: O carro tem uma placa de energia solar no teto, cedida como apoio pela Solar Terra. A energia solar é armazenada em uma bateria que fica em um dos engradados na caçamba e é nela onde ligamos nossos notebooks, carregamos os celulares e as barerias das câmeras de foto e vídeo. Dessa forma, podemos trabalhar em qualquer lugar; estrada, mato, trilha, beira de rio, praia… é só escolher.

Bom, em 2 anos, só conseguimos ter essa experiência de dormir no carro e trabalhar em lugares inusitados apenas 1 vez.

Foi agora, depois de acabado o Projeto Turismo Responsável e com o carro branquinho branquinho, sem adesivos e como Viajante Consciente que, em Santo Amaro da Imperatriz, passamos nossa primeira noite no nosso Motor-kitnet-home.

Santo Amaro da Imperatriz fica a 35km do centro de Florianópolis e é uma estância de águas termais. Já passamos por lá no ano passado e postamos contando como foi.

Neste ano foi diferente. Fomos pra lá com o único propósito de, finalmente sair de floripa e cair na estrada com o nosso objetivo de visitar os destinos turísticos, reportar aqui no blog, no EcoViagem, na ClicTV e onde mais surgir a oportunidade. Em cada lugar onde paramos, também oferecemos nossos serviços profissionais em produção de imagens e sites otimizados.

E assim vamos indo, contando nossas novas experiências…

Ah, falando nisso, voltemos à Santo Amaro da Imperatriz. Quando chegamos, demos de cara com uma cidade praticamente fechada por causa da Festa do Divino.

A festa do Divino: Quarenta dias depois da Páscoa, a festa celebra o Divino Espírito Santo, entidade da Santíssima Trindade, que se manifestou aos apóstolos depois da morte de Jesus. As comemorações duram 4 dias e incluem shows, barracas de comida e pirotecnia.

Então, escolhemos um lugar, perto do Hotel Caldas da Imperatriz para estacionar e nos fixar.

O Hotel, que é de propriedade do município e administrado por uma diretoria particular e independente, mantém uma Casa de Banhos, onde visitantes podem experimentar os banhos termais pagando taxas que variam de R$ 5,00 a R$ 10,00.

Depois de garantido um banho bem quentinho e terapêutico, fomos nos arrumar para passar a noite, que não foi das melhores.

A caçamba não tem ventilação, e por mais que a gente deixe frestas da porta traseira e das janelas da frente, não circula ar suficiente para renovar a atmosfera interna. No meio da madrugada fria, acordamos com uma goteirinha na testa. É que o ar da nossa respiração tinha condensado e as paredes internas da capota estavam úmidas e já pingando.

O Marcelo então enxugou as paredes e o teto com um pano, e eu abri um pouco mais a porta pra ver se entre um pouco mais de ar.

Também estávamos desconfortáveis. Mesmo com o isolante térmico (feito de EVA), sob os sacos de dormir, o “chão” do carro estava bem duro.

Logo cedo, tomamos nosso café da manhã numa pracinha bem gostosa ali ao lado do carro.

Café da manhã em Santo Amaro da ImperatrizEm qualquer lugar, podemos nos conectar e dar conta de nossos trabalhos

Resolvemos começar a trabalhar, mas o sinal de internet estava muito fraco (usamos a internet móvel da Vivo), e resolvemos procurar um outro lugar pra ser nosso escritório.

Fomos então para o centro da cidade e encontramos uma lanchonete fechada que tinha, do lado de fora, umas mesas e bancos “na medida” pra nos instalarmos e mandar ver no trabalho.

Depois de dar conta de emails, e alguns trabalhos, resolvemos que, como a cidade estava fechada (fechada mesmo… só serviços de emergência funcionavam), não adiantava ficarmos por lá. Resolvemos então pegar a estrada para Urubici.

foto de Marcelo Maestrelli

18 comentários em “De volta à estrada”

1. Parabéns pela criatividade e espírito de aventura. Minha mulher e eu sempre que possível estamos na estrada. Gosto muito de viajar de Motocicleta. Já rodei bastante, a última foi em Janeiro deste ano quando fomos de São Paulo até San Pedro de Atacama depois beirando o Pacífico até Santiago, Mendonça, Cordoba etc.

Abraço e sempre boa viagem.

( Junior Mu )

2. Olá Junior!!!!

Obrigada pela participação 🙂

Quem sabe nos encontramos por essas estradas? Acompanhe o nosso diário de bordo (que está um pouco atrasado, confesso), e vamos nos falando. Seria bem legal trocarmos figurinhas.

Abs
    Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

3. Olá companheiros do mundo das viagens..
    estou começando a acompanhar seus posts no site, e gostei muito.. apesar de viajar cerca de 300 dos 365 dias do ano, e me aventurar muito por aí, sempre fico em hotéis..
    já estou montando minha viatura, e espero vê-los em breve por aí.. boa sorte nas caminhadas..
    um abraço

4. Olá gente,
    Parabens pela iniciativa e a coragem. Eu e minha mulher somos campistas a vários anos. Já acampamos em todo tipo de equipamento: barraca, carreta barraca, trailer e motor home (estmos no segundo) e sabemos bem avaliar o tipo de dificuldades que vocês podem encontrar por aí.
    Se algum dia resolverem subir até o Nordeste e visitarem o Piauí, onde estamos baseados, não deixem de entrar em contato.
    Abração.
    Welger.

5. Olá Marcelo e Lyanne,

o mundo é realmente pequeno… há cerca de 3 anos eu e minha esposa montamos um micro-motorhome em um Renault Kangoo Express. Colocamos revestimento termo-acústico e fizemos o “mobiliário” com cozinha e diversos paióis com o colchonete (densidade 33) sobre eles. Ficou muito bom e para resolver a questão ao ar viciado e calor à noute colocamos um climatizador no teto.
    Ficou meio estranho um kangoo corcunda, mas ao menos ficou confortável e pudemos viajar muito com ele.

Como estamos procurando um pouco mais de conforto acabamos adquirindo… UMA KOMBI, furgão 2007 flex, para transformá-la em um outro mini-motorhome… daí pesquisando equipamentos achei o site de vocês.
    Haja coincidência!!!
    Gostaria muito de trocar idéias e experiências e, também como vocês, estou vendendo o Kangoo.

Parabéns pelas idéias e por me deixar a certeza de que não sou louco!!! hehehe

Abraços e muito sucesso!

6. Nossa !!! este sempre foi meu sonho !!! estou pensando em vender meu apto e sair pelo Brasil !!! acho q vou comprar uma Sprinter, tenho medo de Kombi, sei lá, parece um carro fraco, de qq maneira, parabéns !! Abração

7. Oi Pedro,

Tks pelas palavras e pela participação.
    Pois é, kombi é (como o fusca) uma guerreira da VW. A Nossa é uma kombi ano 2006, motor flex – ou seja – o que há de mais moderno, forte e seguro para um veículo histórico.
    Fizemos a montagem dela em KombiHome e ficou ótima!
    A inauguração foi tão boa que nos rendeu a maior felicidade de nossas vidas. Um bebê.
    Agora estamos vendendo nossa KombiHome pra ficar alguns meses em casa com o baby e, tão logo ele possa, cair na estrada novamente. Dessa vez com um motorhome maior e com banheiro 😉

abs

8. Parabenizo-os. Possuo um MHome Iveco, mas quando solteiro já adaptei a cama num fusca… Depois, por 17 anos, um minúsculo Trailer Jóia, inicialmente com o nenê a bordo…Enfim, não é o tamanho que eterniza os bons momentos e sim a viagem.

Abraços

9. Olá! Primeiramente parabéns pelas aventuras! Não pude deixar de notar que curte escalada também. Adoro escalar, é minha vida, porém pra nossa realidade assim como na Europa, precisamos estar nos locomovendo para lugares um pouco que remoto, na Europa os mesmos costumam pegar suas vans adaptadas e vivem viajando e dormindo próximo as baes das vias de escalada, é esse projeto que tenho vontade de fazer por aqui! Começando pela Chapada Diamantina, que se tudo der certo irei nesse final de ano.
    Enfim felicidades a vocês, quem sabe um dia escalamos juntos. Abs

10. Tambem tenho meu mini motorhome em uma renault kangoo ,faz 2 anos que eu mesmo montei
    Sou representante comercial viajo em 34 cidades entre goias e minas ,a minha tem cama ,tv 12 volts ,ventilador ,bateria 200 amperes no abtaculo fica em baixo da cama ,
    Tenho 2 multiuso com gavetas ,radio px cobra ,
    Eu mesmo q montei ficou pratico e funcional ,