Pular para o conteúdo

Empresa transforma óleo de fritura em biodiesel

O óleo de cozinha é um resíduo altamente poluidor. Basta um litro de óleo para se poluir um milhão de litros de água. A saída encontrada para resolver esse problema ambiental e ainda gerar renda foi apresentada na terça-feira (9/10), na 2ª Enerbio, durante o Seminário de Fomento à Microprodutores de Etanol e Biodiesel, realizado em Brasília (DF).

A solução para aproveitar esse resíduo é transformá-lo em energia, ou seja, em biodiesel. É por isso que surgiu recentemente em Brasília um projeto de catadores de óleo de fritura implantado pela Eco Brasília Diesel (Ecobras). Na Enerbio, o diretor de marketing da empresa, Oswaldo Ricci, mostrou a campanha que a Ecobras desenvolve.

Segundo Ricci, a empresa tem educado e conscientizado a população sobre a importância de doar o óleo de cozinha aos catadores. “Essa é uma forma de não reaproveitá-lo para cozinhar, porque isso faz mal à saúde, e de não despejá-lo na pia, acarretando danos ao meio ambiente”, explica.

Atualmente, a Ecobras já coleta 3,5 mil litros de óleo saturado por dia e gera 80 empregos diretos. O projeto já conta com a participação de 1,2 mil estabelecimentos comerciais do Distrito Federal comprometidos com a doação do óleo usado para os catadores.

A usina que transformará esse resíduo em combustível deverá funcionar no início de janeiro de 2008. De acordo com Ricci, os responsáveis pelo recolhimento do produto já estão em treinamento para fazer o refino do óleo antes de o levarem para o processamento.

Inicialmente, a usina vai produzir cerca de 50 mil litros de biodiesel por dia, podendo atingir a produção máxima que é de 200 mil litros/dia. Espera-se que um terço da produção de biodiesel seja proveniente da transformação do óleo de cozinha usado. O restante deverá ter origem nos grãos provenientes da agricultura familiar apoiada pelo projeto.

Com a usina em funcionamento, a expectativa é gerar ao final de três anos cerca de 250 empregos diretos e renda para dez mil famílias, por meio de programas de agricultura familiar.

Informações – www.enerbio.com.br

Fonte: Sebrae

9 comentários em “Empresa transforma óleo de fritura em biodiesel”

  1. Como fazer biodiesel em casa,no sítio para ser colocado no trator para uso no sítio.

    Você tema fómula e o processo a partir do óleo de seja.

    Parabéns pela iniciativa.

    Saulo

  2. Olá Saulo,

    Infelizmente não temos a fórmula, mas acredito que se vc pesquisar no site do Google pela expressão “fazer bio-disel em casa” (assim mesmo, entre aspas), acredito que vá encontrar muitos resultados interessantes.

    Abraços e obrigada pela participação

    🙂

  3. Olá Filemon,

    Não sabemos como fazer essa conversão. Talvez uma boa pesquisa no Google possa te ajudar.

    Assim, de forma amadora, imaginamos que o motor a diesel seja melhor para adaptar, mas… nossa área é turismo, meio ambiente e consumo consciente e não mecânica 😉

    abs

  4. Estou realizando um projeto para recolher óleo usado, já tenho uma boa quantidade armazenada e gostaria de vendê-lo.

    Sou de Jundiaí SP. Meu e-mail é fabianojds@gmail.com

    Se houver alguém interessado em comprar, que retire no local, favor entrar em contato.

  5. Ola! gostaria de saber o quanto de biodiesel pode se gerar apartir de 100 litros de oleo vegetal (cozinha) Obrigado! Ate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *