Pular para o conteúdo

Onde está o Campus Verde da Campus Party?

Uma loucura!

A NerdStock, como também é conhecida a Campus Party, ferve de tanta atividade.

Interação entre internautas na Campus PartyAs bancadas lotadas de gente trabalhando em seus computadores, palestras simultâneas acontecendo, pessoas que só se comunicavam via internet, esta semana convivem lado a lado, compartilham suas experiências e celebram juntas essa grande festa.

Aqui a tecnologia fala mais alto e nada escapa às câmeras fotográficas e filmadoras dos participantes (inclusive a nossa). Aqui, no mundo da internet, aquele ditado do “escreveu não leu, o pau comeu” é muito bem aplicado quando constatamos como é rápida a disseminação de uma informação e o quanto ela pode render… a favor ou contra.

Como fazemos em todo destino que visitamos, fomos conferir as ações sustentáveis. No caso da Campus Party, o Campus Verde – que está dando o que falar.

Semanas antes do inicio do evento, lembro de ter lido na página do Campus Verde alguma coisa que dava a entender que a organização do evento, junto à SOS Mata Atlântica, envolveria os participantes numa ação para o plantio de árvores pelo Click Árvore, para assim minimizar o impacto ambiental.

Não houve comunicação visual ou virtual sobre o assunto e, quando questionamos, a resposta foi de que isso (sobre o Click Árvore) deveria ser uma iniciativa de cada um e que a Campus Party nunca se comprometeu em fazer um evento carbono zero.

Curiosamente na mesma página de Campus Verde, agora há um texto diferente, sugerindo a participação dos inscritos usando o Click Árvore.

Uma outra coisa, que nos dias de hoje é meio que uma obrigação, e que aparentemente não parece estar sendo tratado como se deve, é a questão do lixo.

Nos primeiros dias do evento nós mal víamos as lixeiras dos recicláveis. Elas estavam lá sim, mas fora da grande circulação do público.

O que nos deixou assustados também, foi quando olhamos pelas janelas, bem ao lado das bancadas dos computadores, e vimos lá fora dois containers cheios de lixo, a céu aberto, tudo misturado.

Porque um evento que se propõe a ter uma área chamada Campus Verde, não tem ações realmente verdes?

Assista ao vídeo e veja o exemplo de como a Adventure-Sports-Fair tratou o lixo aqui mesmo na Bienal, em 2007.

[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=7xeX9V0LTtc[/youtube]

.

Essas fotos foram tiradas hoje aqui na Campus Party, onde vemos lixo orgânico misturado aos materiais recicláveis, e os funcionários da prefeitura buscando as latinhas de alumínio, que é o que tem maior valor para venda. E… pra onde será que vai todo esse lixo misturado?

Lixo a céu aberto Lixo orgânico misturado ao reciclavel

E você? o que acha disso? Onde você está jogando seus copinhos e latas?

Nos dias de hoje, em que precisamos ter responsabilidade com o meio ambiente, será que o lixo ainda deve ser tratado como antigamente?

10 comentários em “Onde está o Campus Verde da Campus Party?”

  1. É infelizmente o Campus Verde foi bem pouco verde, na verdade na minha opinião só rolou uma intenção.
    Pretendo estar ai no sabado, podemos sentar com o pessoal e pensar numa proposta mais verde para a proxima edicao do CP, q tal?

  2. Hoje as 17:30 aconteceu uma palestra sobre sustentabilidade em redes sociais da Catalisa, 8 pessoas interessadas, poucas praticando…é evidente o desinteresse da organização para atenção do tema

    blog bem legal!
    Parabéns!

  3. Oi galera! Obrigada a todos pela participação!

    Carlos! O Rastro de Carbono – da Paula – faz parte do meus favoritos já. Obrigada pela indicação. Já nos juntamos a ela e a outros campuseros verdes 😉
    E que bom que vc gostou dos nossos temas.

    :::

    Claudia! É verdade, a Campus Verde está mais para cinza… Vou adorar te conhecer. Também temos idéias e exemplos bem sucedidos para compartilhar. Estamos aqui na bancada do Campus Blog, venha nos visitar.

    :::

    Grecco! Não vejo mesmo as ações da organização, nem as dos participantes. Vc já deu uma olhada na quantidade papéis, copos e latinhas que ficam sobre as bancadas quando a galera vai dormir? Não custa nada cada um levar o seu até a lixeira correta né?
    Que bom também que gostou do nosso Blog!

    Abs a todos

    Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

  4. Olá pessoal!

    Estou contente em ver o qto os blogueiros estão investindo nas questões ambientais desse envento. Por outro lado é uma pena que um evento que trata de tecnologias e comportamento esteja tão a margem da sustentabilidade.
    São atitudes simples que vão mudar esse panorama. Exemplo a adventure sports fair, que chamou uma cooperativa pra cuidar corretamente dos resíduos.
    Vou deixar um link aqui de um trabalho de gestão ambiental que a Recicleiros, empresa da qual faço parte, aplicou no ano passado no Planeta Terra Festival. Um evento de música para 15000 participantes.
    Além de toda triagem do evento, fizemos a neutralização de emissão de c02 de traslados, passagens aéreas e hospedagem, distribuímos porta-bitucas no evento, aplicamos comunicação nas lixeiras para que todo o público e organizadores entrassem na mesma sintonia e todo o valor arrecadado com a venda dos resíduos foi revertido para trabalhos sociais nas cooperativas que trabalham conosco.
    http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2475&play=true

    Grande Abraço.
    Alexandre Almeida

  5. Olá Alexandre!

    Obrigada pela participação.
    Pois é amigo, estamos aqui bem decepcionados com o tratamento que o evento está dando a este assunto.
    Hoje teremos um encontro entre os campuseros verdes e os organizadores da área. Além do exemplo da Adventure, vou indicar o link que vc nos enviou.
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

    Abs

    Lyanne Rehder & Marcelo Maestrelli

  6. Pingback: Chega ao fim a Campus Party Brasil 2008 | Viajante Consciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *