Pular para o conteúdo

PR Morretes – Serra da Graciosa

Chegar em Morretes pela Serra da Graciosa é um espetáculo à parte. Ela começa na BR-116, 37km ao norte de Curitiba, junto ao posto da Polícia Rodoviária. O portal é facilmente avistado e é parada obrigatória para fotos. São pouco mais de 30km até Morretes.

A dica é para que você inicie a descida da Serra da Graciosa pela manhã ou, no máximo, no início da tarde – assim poderá aproveitar bem o passeio.

A parte de serra mesmo tem cerca de 10km e você encontra seis pontos de paradas, os “Recantos”, com infra-estrutura de churrasqueiras, banheiros, mirantes e quiosques onde você é convidado a saborear produtos típicos da região – experimente as balinhas de banana, são deliciosas!


Durante a descida, vá bem devagar. Não só pela segurança – pois ela é uma serra bem estreita e sinuosa – mas principalmente, para sentir o ar, a umidade da Mata Atlântica, apreciar a paisagem, e perceber que você está percorrendo uma estrada secular, inaugurada por volta de 1873, que foi um dos primeiros caminhos que liga o litoral ao interior do Paraná.

Se puder, pare em todos os recantos e descubra o que cada um tem de especial: uma paisagem maravilhosa, uma cascata, um córrego de águas transparentes, uma amostra de Mata Atlântica exuberante, um jardim de hortênsias, uma ponte de ferro, um rio que te convida a se refrescar… enfim… vá preparado, sabendo que seu passeio começa já na Serra da Graciosa.

Chegando em Morretes, fomos super bem recebidos pelo Juliano, proprietário do Santuário Nhundiaquara, e lá encontramos nossos amigos da Família Muller ; Luciana, Ronny e Matheus (10 anos) e Marcelo Machado (video maker que acompanha a Família Muller), com quem dividiríamos as emoções e experiências desta viagem. A recepção foi um jantar delicioso, iluminado por velas à beira da lareira e regado a um bom vinho, num ambiente exótico e fascinante – assim é o Santuário Nhundiaquara.

Depois dessa calorosa boas vindas, fomos para a Pousada Oásis, bem próxima do Santuário. Fomos carinhosamente recebidos pelos proprietários Dna. Noiran e Sr. Antônio, que logo nos acomodaram em um chalé rústico e bem agradável.

 

[box type=”info_box” style=”box_light_gray”]
Confira aqui os Hotéis, Pousadas, Agências e Restaurantes que recomendamos em Morretes.
[/box]

[styled_box title=”Veja também os posts sobre os passeios que fizemos em Morretes:” color=”white“]

[/styled_box]

13 comentários em “PR Morretes – Serra da Graciosa”

  1. Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

    Excelente dicas as suas. Certamente que serão de grande valia. Obrigada por ter visitado o nosso blog. Voltaremos lá com certeza para desfrutar de novos ambientes e registrar novos momentos.
    Abs,

  2. Esta não deve ser chamada de serra da graciosa mas sim de serra Magestosa por tanta belesa que lá se encontra é muito linda !!! devemos um dia deixar a pressa e ir apresiar de perto tantas belesas!!!

  3. Olá pessoal

    Conheci à alguns anos a Serra da Graciosa.

    Hoje pretendo formar grupos para desfrutar das belas riquezas naturais deste lugar.

    Penso em ir de Bike, voltar de trem seria perfeito !

    Estou a procura de um roteiro de 5 dias.

    quem sabe dar uma paradinha na ilha do mel !

    Valeu

    Tarek

    1. Oi Josefa,
      A gente não passa sobre a ponte de ferro e sim ao lado dela… bem no final da serra, chegando na cidade. É uma ponte pequena, mas muito bonita se consideramos a estrutura.
      Pena que vc não viu. Já tem uma desculpa pra voltar pra lá 😉

  4. Tenho o grande previlégio de morar numa cidade que tem vista para Serra, ela parece estar tão pertinho, realmente sinto uma paz tão grande quando acordo cedo e abro a porta e vejo, ela logo ali, tão grandiosa obra de arte da mãe natureza…

    1. Oi Graça,
      Depois de ler as matérias sobre Morretes e sobre a Serra da Graciosa, a melhor forma de saber mais sobre essa opção de lazer é … indo conferir pessoalmente 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *