Aventura Segura

SP – Socorro. Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Natureza e diversão para todos em todas as idades

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos - Passeio de tricicloLonge de ser um hotel fazenda como tantos outros, o Campo dos Sonhos – em Socorro, interior de São Paulo –  é um lugar onde a maior preocupação dos dirigentes e funcionários é a de proporcionar a todos os hóspedes, conforto, diversão e um convívio mais próximo à natureza. E quando digo todos, é todos mesmo: adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. E tudo isso de uma forma tão natural que muitos hóspedes que não tem necessidades especiais usufruem das adaptações, gostam e nem percebem que são “adaptações” 😉 Mas isso eu vou contando ao longo do texto.

Deixa eu contar a nossa experiência, como família, no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. São tantas atividades pra fazer, tanta coisa pra ver… tem até opção pra quem não quer fazer nada, como o Espaço Zem, onde acontecem seções de massagens, yoga, banhos ofurô… Mas nós queriamos fazer de tudo!Continue a ler »SP – Socorro. Hotel Fazenda Campo dos Sonhos – Natureza e diversão para todos em todas as idades

Vai praticar turismo de aventura nas férias? Escolha uma empresa certificada

Programa Aventura Segura (ABETA)

Já não é novidade que o programa Aventura Segura – uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o SEBRAE, vem capacitando profissionais e certificando empresas que oferecem atividades de aventura por todo o Brasil.

Já são 45 empresas certificadas que tiveram seus Sistemas de Gestão da Segurança auditados por organismos certificadores, com base na Norma Técnica ABNT NBR 15331.

Isso tudo, para que nós consumidores possamos ter a tranquilidade de praticar o turismo de aventura com segurança e com a certeza de que o meio ambiente, a comunidade local e o patrimônio histórico cultural de cada lugar está sendo preservado.Continue a ler »Vai praticar turismo de aventura nas férias? Escolha uma empresa certificada

Turismo de Aventura já tem selo de segurança no Brasil

Escalada na praia da Galheta - Florianopolis/SC [Foto: Marcelo Maestrelli]Há pouco mais de dez anos, o turismo de aventura despertou o interesse dos turistas brasieleiros e estrangeiros por conhecer os cenários naturais do Brasil e praticar o ecoturismo e atividades de aventura.

Com a exploração desordenada e amadora dessas atividades, muitos sairam prejudicados: os turistas, que tinham sua segurança posta à prova com frequência, a comunidade local e o meio ambiente que eram desrespeitados pelos turistas e pelas empresas que ofereciam as atividades.Continue a ler »Turismo de Aventura já tem selo de segurança no Brasil

Rafting Solidário – Aventura com Solidariedade!

No dia 16 de maio (2009), acontece no Rio Ribeira, em Cerro Azul (85Km de Curitiba), o Rafting Solidário.

A proposta do passeio é unir aventura e solidariedade, explica o diretor da empresa Associada à ABETA, Praia Secreta Expedições, Daniel Spinelli. “Nesse dia, nossos pacotes vão ter desconto especial para aqueles clientes que participarem da campanha doando alimentos não-perecíveis. Os alimentos serão doados à Pastoral da Criança de Cerro Azul”, explica.

O rio Ribeira é cheio de corredeiras, tem um potencial natural fantástico que começa a ser explorado principalmente por moradores da grande Curitiba. E é isso que queremos incentivar”, completa o empresário.

Durante sua visita a Cerro Azul para praticar o rafting, os participantes ainda tem a oportunidade deContinue a ler »Rafting Solidário – Aventura com Solidariedade!

Summit – O turismo de aventura brasileiro entrando no mercado internacional

summit-2008O Adventure Travel World Summit South America é o maior evento empresarial de Ecoturismo e Turismo de Aventura e Natureza e aconteceu pela primeira vez em um continente americano.

Fora do cenário internacional de Aventura e Ecoturismo, o Brasil vem se preparando para cumprir exigências como a qualificação de profissionais, certificação e segurança.

O evento marca uma nova etapa dessa preparação, reunindo empresários de turismo, órgãos governamentais e ONGs, mídia online e imprensa especializada nacional e internacional para discutir temas como marketing, parcerias de desenvolvimento e segurança em atividades de aventura.Continue a ler »Summit – O turismo de aventura brasileiro entrando no mercado internacional

ABETA lança Cartilha da Aventura Segura, com informações sobre destinos brasileiros e empresas participantes

A escolha do destino é uma das questões mais importantes no momento de se decidir por determinada região para a prática de atividades de aventura. Esta escolha é feita, na maioria das vezes, pelas dicas de amigos, imagens e informações da mídia.

Para ajudar nesse primeiro passo, selecionar um destino que atenda todas essas expectativas, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA lançou uma cartilha que traz informações sobre os destinos turísticos contemplados no Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional e executado pela ABETA. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade, a segurança e a competitividade dos profissionais e empresas do turismo de aventura no País.

A cartilha traz no título “Quer um jeito divertido e seguro de viajar? Conheça destinos do Programa Aventura Segura” Continue a ler »ABETA lança Cartilha da Aventura Segura, com informações sobre destinos brasileiros e empresas participantes

Acessos às normas técnicas para o turismo surpreendem

Em março desse ano (2008), nós publicamos que estava disponível para o público o acesso livre às normas de Turismo: mais informação, mais qualidade, mais segurança.

Nesses dois meses, o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) registraram mais de 14,5 mil acessos às normas e foram impressas quase cinco mil vezes pelos interessados.

O acesso gratuito à legislação, elaborada pela ABNT, foi possível a partir de uma parceria entre a instituição e o MTur. São 57 normas no total e 15 delas são específicas sobre turismo de aventura.Continue a ler »Acessos às normas técnicas para o turismo surpreendem

Acesso livre às normas de Turismo: mais informação, mais qualidade, mais segurança.

Com essa liberação, nós que somos VIAJANTES teremos muito mais argumentos para exigir serviços de turismo com qualidade e segurança. E isso vale pra tudo: atendimento, serviços de hospedagens, comprometimento da empresa com a sustentabilidade da região, conhecimento de um guia de turismo, e principalmente segurança no fornecimento de atividades de turismo de aventura, como Rafting, Rapel, Tirolesa, Arvorismo, Cavalgadas, Passeios de Barco, Cicloturismo, Exploração de Cavernas, Trekkings, Acampamentos, Off-road, Bung Jamp, etc…Continue a ler »Acesso livre às normas de Turismo: mais informação, mais qualidade, mais segurança.

Seminários do Programa Aventura Segura chegam a seis destinos em 2008

Os Seminários Técnicos de Turismo de Aventura, promovidos pelo Programa Aventura Segura, terão continuidade em 2008.

Em Foz do Iguaçu os seminários aconteceram dias 14 e 15 deste mês. Nos dias 18 e 19 será a vez de Brotas e, Socorro, entre 21 e 23 de fevereiro. Até abril, as ações também acontecerão em Recife, Manaus e Serras Gaúchas (RS).

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Nacional, o programa, voltado exclusivamente para os empreendedores de Turismo e Aventura, tem o objetivo de fortalecer e organizar o segmento em 16 destinos nacionais considerados prioritários, na intenção de preparar o Brasil para se tornar um dos principais destinos internacionais de Ecoturismo e Turismo de Aventura.Continue a ler »Seminários do Programa Aventura Segura chegam a seis destinos em 2008

Lençóis Maranhenses e Serra dos Órgãos terão as primeiras empresas de Turismo de Aventura com Certificado de Segurança

Operadores que atuam nos Lençóis Maranhenses (MA) e Serra dos Órgãos (RJ) estão participando da Assistência Técnica do Programa Aventura Segura e serão as primeiras empresas a oferecerem Turismo de Aventura com selo do Inmetro.

E daí? Daí que agora antes de se pendurar em uma corda de rapel, você vai poder ver se a operadora que está te levando sabe realmente o que está fazendo, se tem o equipamento adequado e se estão preparados para eventuais emergências.Continue a ler »Lençóis Maranhenses e Serra dos Órgãos terão as primeiras empresas de Turismo de Aventura com Certificado de Segurança

Turismo de Aventura com selo do INMETRO. Segurança certificada.

Programa Aventura Segura (ABETA e MTur)O termo Gestão da Segurança nos últimos anos passou a ser uma preocupação real entre operadores de Turismo de Aventura no Brasil. O processo de melhores práticas tem se destacado com a criação de Normas Técnicas específicas para atividades de aventura que serão base para o processo de certificação de empresas e de condutores.

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Brasil terá um Certificado de Segurança que atestará se determinada empresa segue os procedimentos de segurança com base em Normas Técnicas. Esta certificação contará com respaldo de acreditação do INMETRO.Continue a ler »Turismo de Aventura com selo do INMETRO. Segurança certificada.

Turismo Sustenstável e Meio Ambiente na 9º edição da Adventure Sports Fair

Adventure AttitudeLá pelos idos de 2003, quando Marcelo e eu ainda não nos conhecíamos, ele já estava a todo vapor trabalhando junto com os amigos para levar informação e dicas de uma conduta mais responsável e consciente para as pessoas.

Hoje é uma enorme satisfação ver que, com o apoio de grandes organizações, as pequenas ações que fizeram no passado tem se ampliado e hoje são referências de condutas responsáveis. Este é por exemplo o caso do Adventure Attitude, que começou com a idéia da Adventure Fair em juntar a essência de algumas iniciativas responsáveis e levar orientação e conscientização ao seu público. Quando surgiu esta idéia, o Marcelo (que na época já coordenava o portal EcoViagem), a Paula Arantes (que já coordenava o setor de sustentabilidade da Adventure Fair), a Silvia Basile (da Associação Férias Vivas) e o Milton Dines (do Pega Leve), passaram dias trocando emails com o objetivo de juntar o conhecimento e diretrizes das organizações que cada um representava (e representa até hoje!) até conseguirem sintetizar em algumas frases as dicas que foram publicadas pela primeira vez no Guia da Adventure Sports Fair daquele ano.Continue a ler »Turismo Sustenstável e Meio Ambiente na 9º edição da Adventure Sports Fair

Certificação será referência para consumidor de aventura

Sempre que se fala em atividade de aventura, o que pesa na decisão de escolha por essa ou aquela empresa é o fator preço. E nós consumidores, por falta de informação, acabamos nos expondo a um risco desnecessário e algumas vezes até fatal.

Por isso o Ministério do Turismo, junto com a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, criaram o Aventura Segura. Um programa que visa capacitar os profissionais que oferecem essas atividades, e preparar as empresas para a certificação. Ou seja, vamos poder escolher um rapel que tem o selo do IMETRO, por exemplo. Continue a ler »Certificação será referência para consumidor de aventura

Saiba o que aconteceu no 4º Simpósio Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura na Adventure Sports Fair 2007

Assim como para os meios de hospedagem, para os serviços de aventura também há programas de capacitação e certificação. Pra nós usuários isso é tudo de bom porque – assim que saírem as certificações – vamos poder contratar uma atividade de rapel, por exemplo, que tenha selo do inmetro. Isso quer dizer que a corda em que eu vou ficar pendurada é adequada para aquela atividade, que o capacete não vai rachar se cair uma pedrinha na minha cabeça, E que o guia ou instrutor está preparado para me levar para aquela atividade, sabe como preparar os equipamentos, sabe o que fazer em qualquer situação de emergência e a atividade Continue a ler »Saiba o que aconteceu no 4º Simpósio Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura na Adventure Sports Fair 2007

Saiba o que aconteceu no IV FITS na Adventure Sports Fair 2007

O IV Fits – Fórum Interamericano de Turismo Sustentável é um evento que acontece durante a Adventure Sports Fair para os empresários de turismo e aventura. No fórum são discutidos assuntos como certificação, qualificação e gestão visando a sustentabilidade. Ou seja, tem gente que já se preocupava e trabalhava por isso antes de virar moda, e aproveita a Adventure para dividir conhecimento e experiências para os empreendedores que querem melhorar sua gestão de negócios, visando sempre a sustentabilidade da região em que atuam.Continue a ler »Saiba o que aconteceu no IV FITS na Adventure Sports Fair 2007

Filme do Turismo Responsável participa do FATU 2007

Filme Turismo Responsável em FlorianópolisNo filme de 28 minutos intitulado “Turismo Responsável – sustentabilidade para o destino e mais valor para sua viagem”, nós mostramos exemplos de práticas responsáveis durante uma viagem à Florianópolis/SC, feita para o Projeto Turismo Responsável, e revelamos como o turista pode agregar mais valor à sua viagem com pequenas atitudes – e ainda colaborar com o desenvolvimento sustentável do destino visitado.

Continue a ler »Filme do Turismo Responsável participa do FATU 2007