Minas Gerais

Monte Verde, em Minas Gerais completa 61 anos de puro charme

Monte Verde - MGNesta segunda-feira (29/nov/2010), Monte Verde comemora oficialmente os 61 anos de sua fundação. Para marcar a data, o Guia Monte Verde (www.guiamonteverde.com.br) lança esta semana uma exposição virtual de fotos históricas que ilustra a evolução da vila desde a sua origem, em 1950, até os dias atuais. Reproduções de revistas antigas e fatos curiosos contribuem para contar a história da pequena fazenda que cresceu até se tornar um próspero destino turístico.Continue a ler »Monte Verde, em Minas Gerais completa 61 anos de puro charme

Que tal visitar Tiradentes no feriado de Tiradentes?

Ruas de Tiradentes/MGDia 21 de abril está chegando e que tal curtir o feriado na antiga Vila de São José, que hoje leva o nome do maior herói da Inconfidência Mineira?

Tiradentes está localizada no centro do estado de Minas Gerais e faz parte das regiões turísticas da Estrada Real e Trilha dos Inconfidentes.  Está a 215 Km de Belo Horizonte, 51 Km de Barbacena e 485 Km de São Paulo.

É um dos destinos mais procurados do circuito histórico de Minas Gerais por sua tranquilidade e riqueza cultural. Suas ruas, todas calmas, calçadas com pedras ou paralelepípedos e suas charretes com cavalos descançando à sombra das árvores conferem um cenário de época e não raro é cenário de gravações de filmes, mini séries e novelas.Continue a ler »Que tal visitar Tiradentes no feriado de Tiradentes?

Monte Verde (MG) é para quem busca sossego, romantismo e natureza

Monte Verde (MG) Foto de Katia Alessandra

Uma combinação de Suíça e Nova Zelândia, mas com tempero mineiro. Um dos mais simpáticos destinos turísticos do Brasil que fica a apenas 167 km de São Paulo, Monte Verde é um paraíso ecológico encravado entre alguns dos picos mais altos da Serra da Mantiqueira e com atrações para todas as idades e todos os gostos.

Distrito do município de Camanducaia (MG), Monte Verde fica a 1.554 metros de altitude e ocupa uma área cerca de 650 hectares, tem o clima seco e frio, típico das montanhas.Continue a ler »Monte Verde (MG) é para quem busca sossego, romantismo e natureza

Roteiros promovem a vivência cultural nas cidades históricas mineiras

Não se assuste se você chegar em São João del Rei, em Minas Gerais e for conduzido até igrejas e casarões de estilo barroco por um guia de turismo com roupas de época.

Experiências como essa já podem ser vividas e fazem parte de um Cardápio de Atividades, Produtos e Roteiros das Cidades Históricas de Minas, que lista 30 roteiros culturais e 260 atividades turísticas de imersão na história e nos costumes dos locais visitados.

O cardápio foi elaborado tendo como foco a cultura das cidades históricas e com o objetivo de envolver a comunidade local e valorizar os atributos da região. Os roteiros valorizam a culinária, o artesanato e a identidade das 25 cidades históricas mineiras contempladas pelo projeto.

Em Tiradentes (MG), por exemplo, o cardápio propõe o Prosa e Barro com Tião Painera.Continue a ler »Roteiros promovem a vivência cultural nas cidades históricas mineiras

Circuito Turístico Serras Verdes (MG) opção para finais de semana e feriados

O feriado de páscoa de 2009 acontecerá no dia 12 de abril de 2009 (domingo). Parece frustrante para os que são ávidos por feriados, mas um final de semana pode sim ser um pretexto para uma viagem.

Que tal o Circuito de Serras Verdes? Sem dúvida uma opção para todos os gostos.

Dezesseis cidades compõem o Circuito Turístico Serras Verdes: Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Cambuí, Camanducaia, Conceição dos Ouros, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Itapeva de Minas, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Tocos do Moji e Toledo.Continue a ler »Circuito Turístico Serras Verdes (MG) opção para finais de semana e feriados

Pista de patinação ecológica é a nova atração de Monte Verde/MG

Monte Verde, estância turística do Sul de Minas, acaba de ganhar mais uma atração: uma pista de patinação permanente e ecológica, bem de acordo com o espírito de preservação que domina a natureza privilegiada da região.

Desenvolvida na Alemanha, a nova pista não usa nenhum tipo de gás ou qualquer outro produto químico. É um ringue seco, que não agride a camada de ozônio e dispensa o uso de energia elétrica.Continue a ler »Pista de patinação ecológica é a nova atração de Monte Verde/MG

Carnaval também é época de ecoturismo em Minas Gerais

Trilha no Parque Estadual de IbitipocaMinas Gerais possui atrativos para atender aos mais variados foliões neste carnaval 2009.

Dentre os inúmeros circuitos turísticos oficiais do estado, o turista poderá ter a certeza de que terá à disposição muita hospitalidade, belas paisagens, opções de agito e descanso e uma gastronomia de primeira.

Para os mais aventureiros opções não faltam: grutas, cachoeiras, rios e montanhas, formam o cenário ideal para a prática do turismo de aventura.Continue a ler »Carnaval também é época de ecoturismo em Minas Gerais

Neste hotel em Visconde de Mauá, reduzir, reaproveitar e reciclar são palavras de ordem

Em nossas andanças pelo projeto Turismo Responsável tivemos a oportunidade de encontrar alguns poucos profissionais de turismo que tem iniciativa e encontram soluções simples e barata para contribuir com a sustentabilidade de sua região, e sempre divulgamos essas iniciativas.

Foi lendo uma matéria no O Eco que descobri a Dna. Norma Bühler, do hotel Bühler – em Visconde de Mauá – onde ainda não tivemos a oportunidade de ir, mas já está na lista. Vejam como ela resolve o problema do lixo e até acaba influenciando o comportamento dos hóspedes. Isso não é ótimo? Continue a ler »Neste hotel em Visconde de Mauá, reduzir, reaproveitar e reciclar são palavras de ordem