Urubici

Urubici SC – Boa estrutura para trailers e motorhomes

Nossa estréia na estrada com o trailer - Urubici/SCUrubici, na serra catarinense, não é totalmente desconhecido para nós que já fizemos alguns passeios por lá e já curtimos tanto as paisagens de verão quanto as de inverno.

Pequena, simples, rural e repleta de belezas naturais, não poderíamos escolher outro lugar para fazer a nossa viagem de estréia com nosso trailer.

Os leitores que nos acompanham há algum tempo, conhecem nosso desejo de encontrar uma forma de termos mais autonomia durante as viagens, sem necessariamente depender de hospedagens.Continue a ler »Urubici SC – Boa estrutura para trailers e motorhomes

Urubici SC – Inscrições Rupestres, Cachoeira do Avencal e Vinicola Celestin

Dias 20 e 21 de Maio

Inscrições Rupestres

Urubici SC - Inscrições RupestresNa rodovia SC 430, a 5km do centro de Urubici, estão as Inscrições Rupestres. O lugar era considerado sagrado e os sinais tem aproximadamente 4mil anos. A melhor hora para visitar é no período da tarde, quando o sol ilumida a parede das inscrições.

Apenas 3 Km mais a frente, pela mesma estrada, chegamos na propriedade particular que abriga a Cachoeira do Avencal. Continue a ler »Urubici SC – Inscrições Rupestres, Cachoeira do Avencal e Vinicola Celestin

Urubici SC – Morro da Igreja, Pedra Furada, Véu de Noiva e a Gruta

Dias 18 e 19 de Maio

Morro da Igreja

Depois de alguns dias, muitos telefonemas, reuniões e um abaixo assinado de vários turistas, os militares da  Base aérea do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) reabriram os portões (o acesso ao Morro da Igreja estava fechado – contamos o motivo no post sobre a nossa chegada em Urubici)

Mais que depressa e antes que eles mudem de idéia, seguimos pra lá.

O Morro da Igreja é ponto mais alto habitado da Serra Geral com 1.822m de altitude. É comum nevar durante os meses de junho e julho e é justamente esse espetáculo, incomum aqui no Brasil, que faz turistas de todo o país  procurar Urubici durante o inverno.Continue a ler »Urubici SC – Morro da Igreja, Pedra Furada, Véu de Noiva e a Gruta

Urubici SC – Caverna Rio dos Bugres e Serra do Corvo Branco

Dias 16 e 17 de Maio

Belvedere – pensei que fosse uma expressão italiana para algo como  “belo de se ver”, mas não encontrei essa confirmação nos dicionários. “Belo de se ver” é o que geralmente tem todos os mirantes com esse nome e em Urubici não poderia ser diferente. Na estrada SC 430 indo em direção a São Joaquim, a apenas 5km do centro, temos o mirante.

Parada obrigatória! De lá de cima podemos avistar todo o centro urbano de Urubici. A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens se destaca pelo tamanho da construção. De lá de cima é mais fácil de perceber seu formato em cruz.Continue a ler »Urubici SC – Caverna Rio dos Bugres e Serra do Corvo Branco

Urubici SC – Igreja Matriz, Trutas e Caquis

Dias 14 e 15 de Maio

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Parece que cabe a cidade de Urubici inteira dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, de tão grande que ela é, para uma cidade tão pequena como Urubici.

Em seu estilo arquitetônico há influência gótica, percebida nos arcos. A igreja foi construída pelo Pe. José Alberto Gonçalves Espíndola que desenhou uma igreja em forma de cruz. Continue a ler »Urubici SC – Igreja Matriz, Trutas e Caquis

Urubici SC – nossa chegada e Morro do Campestre

Como dissemos no post aterior, estamos em Urubici desde maio, e por causa dos compromissos de trabalho que assumimos, as postagens por aqui acabaram atrasando um pouco.

Bem, vamos remediar isso já! Um post para cada dois dias de passeios, começando pelos:

Dias 12 e 13 de Maio

Depois da nossa experiência em nosso Motor-kitnet-home, em Santo Amaro da Imperatriz, resolvemos seguir a estrada. O destino? Um lugar especial para nós… Urubici, na Serra Catarinense.Continue a ler »Urubici SC – nossa chegada e Morro do Campestre

5º DesaFRIO Urubici – superação e conscientização

Ontem passamos o dia transmitindo ao vivo, pela internet, a chegada de alguns participantes. O Sr. Wirto, proprietário do Urubici Park Hotel (onde estamos hospedados) nos deu todo apoio para montarmos a nossa “estação de transmissão”. Como o sinal de internet é um pouco instável aqui em Urubici, em alguns momentos a transmissão ficava comprometida. Outra coisa que é diferente das transmissões convencionais é que a câmera não tem muita mobilidade por estar presa ao computador.

Mas de qualquer forma, é um jeito bem legal de acompanhar o que está acontecendo naquele momento. E, preparem-se porque sempre que houver a oportunidade, vamos transmitir ao vivo para dividir com vocês tudo aquilo que estamos vivendo nessa nossa vida de viajantes.Continue a ler »5º DesaFRIO Urubici – superação e conscientização

Temperaturas abaixo de zero em Urubici/SC

Estamos em Urubici desde o mês de maio. Chegamos aqui pra fazer mais uma matéria sobre os atrativos (veja a anterior). E fizemos também um slide show para a Secretaria de Turismo, que será usado para a divulgação do município.

E então, como não se deve recusar oportunidades, fechamos mais dois trabalhos de construção de sites. Um para a Estalagem Villa da Montanha e outro para a operadora Tribo Xokleng (ambos em fase de finalização).

Para realizar o trabalho, estamos “morando” na Villa já faz uns dias. Esta noite, deu -4°C (!), geou e esta manhã estava tudo branquinho.Continue a ler »Temperaturas abaixo de zero em Urubici/SC

SC Urubici – Dicas de hospedagens, restaurantes e passeios

Um dos objetivos do Projeto Turismo Responsável é levar aos empreendedores de turismo, informações de como fazer para ser mais responsável com a comunidade local e com o meio-ambiente. Ficamos muito felizes quando encontramos empreendedores que já sabem dessa importância e, de alguma forma, já agem no caminho da sustentabilidade..Por isso divulgamos nossas descobertas aqui, para que você…

…Turista, valorize cada vez mais as ações que algumas empresas fazem pela sustentabilidade da região onde trabalham o turismo.

…Empreendedor de turismo, possa ver exemplos práticos de ações que talvez possam ser implementadas em sua empresa e, com isso, você contribua mais com o desenvolvimento sustentável da sua região.

Continue a ler »SC Urubici – Dicas de hospedagens, restaurantes e passeios