Paraná

De Floripa a São Paulo, de Trailer

Chegando no Camping Recanto Silvestre em Blumenau SCSaímos de Floripa em direção à São Paulo, de trailer… isso significa muitas paradas no caminho… o que, para nós, é sempre bom porque temos a oportunidade de conhecer novos lugares sempre 😉

A primeira foi em Blumenau, ainda em SC. Ficamos no camping Recanto Silvestre, distante 15 km do centro, num lugar encantador.

O Camping fica a beira de um rio, que no verão se transforma em praia. Tem vários chalés, espaço para barracas e estrutura para trailers e motorhomes, vários quiosques com churrasqueiras e mesas além de um restaurante de tradição que, mesmo distante do centro, tem freguezia garantida pra feijoada e outros pratos típicos.Continue a ler »De Floripa a São Paulo, de Trailer

PR – Foz do Iguaçu – Cataratas do Iguaçu, a maior atração do Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Sem dúvida uma das maravilhas do mundoConsiderada uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina – no Parque Nacional do Iguaçu – maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo – tombado pela UNESCO, em 1986,  como patrimônio da humanidade.

Sem dúvida nenhuma é o melhor passeio de todos que fizemos em Foz. Pudemos ver as Cataratas por todos os ângulos: das passarelas, de barco com o pessoal da Macuco Safari e de helicóptero com a Helisul.Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Cataratas do Iguaçu, a maior atração do Parque Nacional do Iguaçu

PR – Foz do Iguaçu – Passeio de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu

Sobrevôo de helicóptero nas Cataratas do IguaçuApreciar as Cataratas do Iguaçu de terra firme, das passarelas ou mesmo de um barco, bem pertinho, é super emocionante. Agora… imagine viver a experiência de ver as Cataratas do Iguaçu sobrevoando de helicóptero?

Faltam palavras para descrever a imagem que vemos lá de cima; é deslumbrante, espetacular! Só sobrevoando é que podemos dimensionar o gigantismo da paisagem.Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Passeio de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu

PR – Foz do Iguaçu – Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu

Visitar as Cataratas do Iguaçu já é uma experiência única, imagina navegar contra as corredeiras do Rio Iguaçu, até o cânion das Cataratas. Pois é exatamente isso que o Macuco Safari oferece.

Instalada no quilômetro 25 da rodovia das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safari recebe os visitantes e os embarca em uma carretinha puxada por um jipe (que nos folders diz que o jipe é elétrico, mas na verdade, quando estivemos por lá, eram land rovers da década de 50~60 obviamente que movidos à diesel… #fail).

Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu

PR – Foz do Iguaçu – Rafain, um show latino americano

Um show na noite de Foz do IguaçuPara quem quer curtir a noite em Foz do Iguaçu, um programa imperdível é a Churrascaria Rafain Show, que traz um verdadeiro mosaico de sabores e cultura a quase 50 anos.

Com um espaço muito bonito, a churrascaria tem capacidade para 1200 pessoas em três diferentes salões. Há também um espaço separado para o entretenimento das crianças.

O Buffet apresenta uma variedade imensa de saladas e combinações brasileiras, pratos quentes, sobremesas e churrasco com mais de 15 tipos de carne.

O jantar é famoso especialmente pelo show Latino-Americano que conta com danças e músicas típicas do Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, o sensual tango da Argentina, canções alegres do México e é claro, o famoso samba e a capoeira do Brasil, marcando o ponto mais alto do show.Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Rafain, um show latino americano

PR – Foz do Iguaçu – Parque das Aves

Foz do Iguaçu - Parque das Aves - Quem observa quem?O Parque das Aves está localizado bem próximo às Cataratas do Iguaçu. Possui mais de 800 aves brasileiras e de outros continentes, além de cobras, jacarés, saguis e um borboletário. O parque é um empreendimento privado e é considerado um santuário ecológico porque alia ecoturismo com preservação.

São inúmeros viveiros interligados, integrados à uma exuberante floresta úmida subtropical, onde os visitantes podem entrar e conhecer de perto a vida e comportamento das aves.

De tão acostumados a serem observados por nós humanos, araras e tucanos já não tem mais medo e chegam bem pertinho. A dúvida é: quem observa quem? 😉Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Parque das Aves

PR – Foz do Iguaçu – Passeio no Refúgio Biológico Bela Vista

Criado em 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista é uma das áreas protegidas da Itaipu Binacional, com 1.920 hectares e vegetação composta por reflorestamentos integrados aos remanescentes de floresta nativa.

Refúgio Biológico - embarque no trenzinhoO passeio começa com a exibição de um filme institucional (o mesmo exibido para a Visita Panorâmica). Depois embarcamos num “trenzinho” turístico e seguimos para o refúgio, acompanhados do nosso guia.Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Passeio no Refúgio Biológico Bela Vista

PR – Foz do Iguaçu – Passeio na Usina de Itaipu

A usina hidrelétrica de Itaipu Binacional é a maior do mundo em produção de energia. É ainda referência mundial no aproveitamento de águas fluviais para a geração de eletricidade. Suas turbinas produzem 25% da energia consumida no Brasil e 95% no Paraguai.

É considerada “território neutro” de fronteira e é comparável às maiores obras do mundo em todos os tempos – como o Canal do Panamá, o Eurotúnel e a Torre Eiffel – Itaipu é a marca do engenho humano.

Controvérsias ambientais à parte, fomos conferir “a obra”.Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Passeio na Usina de Itaipu

PR – Foz do Iguaçu – Hotel Tarobá Express

Fomos convidados pelo Hotel Tarobá Express para conhecer os atrativos de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Foi a oportunidade que estávamos esperando para inaugurar nossa nova fase aqui no Vida de Viajante, como já contamos no post “A nossa nova aventura: ser uma família

Entrada do Hotel Tarobá Express

Então, vamos contar um pouquinho sobre nossa viagem, começando pelo Hotel Tarobá Express, que tem esse nome em homenagem ao índio Tarobá, um dos protagonistas da lenda do surgimento das famosas Cataratas do Iguaçu (contaremos essa lenda em detalhes no post sobre as Cataratas).

O que é importante quando escolhemos um hotel?

Boa localização? O bom atendimento? Um quarto limpo e bem decorado? Cama confortável? Chuveiro quente e com bastante água? Internet? Tv a cabo? Frigobar? Uma completa área de lazer com piscina, sauna, playground e salão de jogos? Serviço de lavanderia? Um preço acessível?Continue a ler »PR – Foz do Iguaçu – Hotel Tarobá Express

PR Morretes – Trekking para a Cachoeira São Luis

Acordamos cedinho para aproveitarmos bem o dia, e já no café da manhã, a vista do conjunto do Marumbi, sem nuvens e com um céu azul lindo por trás nos, assegurava de que teríamos mais um dia ensolarado. Fomos nos encontrar com a Família Muller no Santuário Nhundiaquara e, novamente, lá estavam os passarinhos coloridos perambulando pelas mesas do café da manhã.

Continue a ler »PR Morretes – Trekking para a Cachoeira São Luis

PR Morretes – Cicloturismo

À tarde fomos convidados pela Calango Expedições para um passeio de bike pelos arredores da cidade. O ponto de partida foi na sede da Calango, que é dentro da Estação Ferroviária, onde ficam as bicicletas e os equipamentos. O Celso nos equipou com capacetes, ajustou as bicicletas para cada um de nós, nos deu algumas informações sobre o passeio e sobre o que encontraríamos no caminho.

Continue a ler »PR Morretes – Cicloturismo

PR Morretes – Barreado

O Barreado surgiu há mais de 200 anos, quem nos apresentou esse famoso prato foi o Maurício, proprietário dos restaurantes Villa Morretes e Casarão. Segundo ele, o Barreado era o único alimento para o povo agüentar o trabalho em mutirão – principalmente nas lavouras. Mais tarde, ele alimentava os foliões na época do “entrudo” (conhecido hoje como Carnaval).

Continue a ler »PR Morretes – Barreado