Pular para o conteúdo

Turismo

Vai praticar turismo de aventura nas férias? Escolha uma empresa certificada

Programa Aventura Segura (ABETA)

Já não é novidade que o programa Aventura Segura – uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o SEBRAE, vem capacitando profissionais e certificando empresas que oferecem atividades de aventura por todo o Brasil.

Já são 45 empresas certificadas que tiveram seus Sistemas de Gestão da Segurança auditados por organismos certificadores, com base na Norma Técnica ABNT NBR 15331.

Isso tudo, para que nós consumidores possamos ter a tranquilidade de praticar o turismo de aventura com segurança e com a certeza de que o meio ambiente, a comunidade local e o patrimônio histórico cultural de cada lugar está sendo preservado.Continue a ler »Vai praticar turismo de aventura nas férias? Escolha uma empresa certificada

Monte Verde, em Minas Gerais completa 61 anos de puro charme

Monte Verde - MGNesta segunda-feira (29/nov/2010), Monte Verde comemora oficialmente os 61 anos de sua fundação. Para marcar a data, o Guia Monte Verde (www.guiamonteverde.com.br) lança esta semana uma exposição virtual de fotos históricas que ilustra a evolução da vila desde a sua origem, em 1950, até os dias atuais. Reproduções de revistas antigas e fatos curiosos contribuem para contar a história da pequena fazenda que cresceu até se tornar um próspero destino turístico.Continue a ler »Monte Verde, em Minas Gerais completa 61 anos de puro charme

Adventure Sports Fair 2010 – 12 anos de aventura

Adventure Sports Fairs 2010A Adventure Sports Fair é, sem dúvida, o evento mais importante da América Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura.

Com 12 anos de sucesso, a Adventure Sports Fair se fortalece a cada nova edição, reunindo as principais marcas e destinos do mercado, as agências governamentais e as mais atuantes ONGs do setor.

Na Adventure Fair o público pode:

  • Conhecer novos destinos de aventura;
  • Testar produtos e equipamentos esportivos;
  • Ampliar sua rede de contatos e fechar acordos e parcerias comerciais;
  • Coletar informações sobre o setor;
  • Se divertir com atrações esportivas e interativas.

Mas afinal de contas, a Adventure Sports Fair é uma feira de negócios ou é uma feira para o público? Continue a ler »Adventure Sports Fair 2010 – 12 anos de aventura

Acabou a espera: Cavernas do Vale do Ribeira, em SP, terão turismo sustentável

Caverna no PETAR - Foto: Adilson MoralezDepois de 2 anos de estudos, levantamentos e pesquisas, as 31 cavernas do Vale do Ribeira, em SP, vão ganhar um plano de manejo espeleológico, documento que orienta o uso do patrimônio natural, para maior conservação e manejo sustentável.

Ao todo são 20 cavernas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), dez no Parque de Intervales, uma no Parque Estadual do Rio do Turvo, além da Caverna do Diabo, que agora passam a ter definições específicas sobre a visitação pública, garantindo, assim, a prática do turismo sustentável.Continue a ler »Acabou a espera: Cavernas do Vale do Ribeira, em SP, terão turismo sustentável

Entradas gratuitas para o 5º Salão do Turismo – saiba como garantir a sua

salão do turismo 2010De 26 a 30 de maio de 2010 acontece no Anhembi em São Paulo a 5º edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.Continue a ler »Entradas gratuitas para o 5º Salão do Turismo – saiba como garantir a sua

Que tal visitar Tiradentes no feriado de Tiradentes?

Ruas de Tiradentes/MGDia 21 de abril está chegando e que tal curtir o feriado na antiga Vila de São José, que hoje leva o nome do maior herói da Inconfidência Mineira?

Tiradentes está localizada no centro do estado de Minas Gerais e faz parte das regiões turísticas da Estrada Real e Trilha dos Inconfidentes.  Está a 215 Km de Belo Horizonte, 51 Km de Barbacena e 485 Km de São Paulo.

É um dos destinos mais procurados do circuito histórico de Minas Gerais por sua tranquilidade e riqueza cultural. Suas ruas, todas calmas, calçadas com pedras ou paralelepípedos e suas charretes com cavalos descançando à sombra das árvores conferem um cenário de época e não raro é cenário de gravações de filmes, mini séries e novelas.Continue a ler »Que tal visitar Tiradentes no feriado de Tiradentes?

Caminhão Destino Brasil mostra os melhores lugares para se viajar pelo país

Imagine um caminhão com 13 metros e meio de extensão, equipado com os mais modernos recursos de multimidia, adaptado com um mini-cinema 3D.

Pois esse caminhão existe. É o road show Destino Brasil que desde 19 de março está circulando o país, mostrando o Brasil para os brasileiros.

O projeto é uma realização do Instituto Cia do Turismo, com o apoio do Ministério do Turismo (MTur) e durante três meses vai percorrer 18 municípios de seis estados das regiões Sul e Sudeste e Distrito Federal, apresentando o melhor do turismo brasileiro.Continue a ler »Caminhão Destino Brasil mostra os melhores lugares para se viajar pelo país

5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil já tem data marcada

salão do turismo 2010Confirmando o sucesso dos anos anteriores, 2010 apresenta a 5ª edição do maior evento de turismo do Brasil!

O Salão do Turismo apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer roteiros dos 27 estados e adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos para visitá-los em suas próximas viagens.

Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e experimentar a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. Continue a ler »5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil já tem data marcada

Aruba: sol, praia e… AVENTURA

Este post é um Publieditorial.

Aventura em ArubaSituada ao sul do Caribe, Aruba fica a cerca de 20 quilômetros de distância da costa da Venezuela. A ilha possui 30 quilômetros de comprimento e é considerada uma das ilhas mais famosas do Caribe. Colonizada por holandeses, possui vários outros idiomas, como o inglês, o espanhol, o holandês e o dialeto local, o papiamento. A cultura de Aruba tem forte influência latina e os ritmos caribenhos e a hospitalidade dos moradores são muito conhecidos de quem já visitou a ilha.

O comportamento dos arubanos não se perdeu com a presença constante de visitantes na ilha. Mesmo com toda a movimentação turística, Aruba ainda possui aquele ar provinciano – característica que dá um charme especial ao lugar.

Mas se você pensa que Aruba é apenas sol, praias límpidas e diversão nos cassinos em suas noites repletas de glamour,  pode incluir na bagagem seus equipamentos de aventura.Continue a ler »Aruba: sol, praia e… AVENTURA

Turismo de Aventura já tem selo de segurança no Brasil

Escalada na praia da Galheta - Florianopolis/SC [Foto: Marcelo Maestrelli]Há pouco mais de dez anos, o turismo de aventura despertou o interesse dos turistas brasieleiros e estrangeiros por conhecer os cenários naturais do Brasil e praticar o ecoturismo e atividades de aventura.

Com a exploração desordenada e amadora dessas atividades, muitos sairam prejudicados: os turistas, que tinham sua segurança posta à prova com frequência, a comunidade local e o meio ambiente que eram desrespeitados pelos turistas e pelas empresas que ofereciam as atividades.Continue a ler »Turismo de Aventura já tem selo de segurança no Brasil

Parque Unipraias em Balneário Camboriú/SC completa 10 anos

Bondinho do Parque Unipraias (em Camboriú/SC) descendo para praia de Laranjeiras - Foto: divulgaçãoQuem só ouviu falar mas ainda não viu nenhuma imagem do Parque Unipraias, não tem idéia da importância desse complexo turístico para o  Balneário Camboriú, para Santa Catarina e até para o País.

São 10 anos completados agora em de agosto, nos quais o Parque Unipraias investiu nada menos do que 20 milhões de reais e se tornou passagem obrigatória nos passeios turísticos e visitas realizadas pela região, tanto que foram mais de 4 milhões de visitantes nesse período.

Só pra ter uma idéia, o Parque é o único do Planeta a ligar duas praias por bondes aéreos (teleféricos), a Praia Central de Balneário Camboriú, à praia agreste de Laranjeiras, ao sul da cidade e do outro lado do rio Camboriú. Continue a ler »Parque Unipraias em Balneário Camboriú/SC completa 10 anos

Bairro do Ipiranga, na capital paulista, vira destino turístico

Quem mora em São Paulo e nunca foi ou ouviu falar do Museu do Ipiranga? É essa a principal referência que os paulistanos tem do bairro.

O que muitos não sabem é que o Ipiranga é um dos bairros mais antigos da cidade. Ali há importantes pontos históricos, como o próprio Museu do Ipiranga, que recebe, em média, 400 mil visitantes por ano e mais 175 atrações, entre pontos turísticos, estabelecimentos de alimentação, agências de turismo e empreendimentos culturais. Continue a ler »Bairro do Ipiranga, na capital paulista, vira destino turístico

Condutores nativos garantem as melhores visitas na Ilha do Mel /PR

A Ilha do Mel é a menina dos olhos dos paranaenses. Está localizada no litoral do Paraná, pertencente ao município de Paranaguá, distante 95 Km de Curitiba, e a 4 Km de Paranaguá por mar.

Reduto dos hippies nos anos 70, a ilha divide suas belas praias com áreas de Mata Atlântica preservada e restinga, sendo considerada Estação Ecológica desde 1982. Além de suas belezas naturais, as construções do século XVIII, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e século XIX, e o Farol da Concha encantam os visitantes

Mas por causa da invasão turística desordenada, algumas medidas foram tomadas com o objetivo de preservar as belezas históricas e recursos naturais da ilha.Continue a ler »Condutores nativos garantem as melhores visitas na Ilha do Mel /PR